Kids em casa

AS REVISTAS E OS JORNAIS NÃO TRANSMITEM O VÍRUS


Não há registo de qualquer caso de contaminação provocado pelo contacto com jornais e revistas em papel.

Algumas publicações estrangeiras avançaram recentemente com uma informação que dava conta que as notas de dinheiro e, por analogia, os jornais e as revistas em papel seriam transmissores do novo coronavírus. Essa notícia rapidamente se espalhou criando naturais preocupações, mas esta semana a Organização Mundial de Saúde já veio a público desmentir.

A Organização Mundial de Saúde assegura que “esta doença se transmite através de gotículas libertadas pelo nariz ou boca quando tossimos ou espirramos”. Ainda assim, as gotículas podem “depositar-se nos objetos ou superfícies que rodeiam a pessoa infetada e depois infetar os outros que ali tocarem”, pelo que é importante lavar sempre as mãos.

Uma prática, portanto, que deve ser adotada quando se pega em qualquer objeto. Não há registo de qualquer caso de contaminação provocado pelo contacto com jornais e revistas em papel.

Portanto, a Associação Portuguesa de Imprensa recomenda ao público que continue a comprar e a ler jornais e revistas, em papel ou online.