Com o fim do ano letivo aumenta o stress e o medo de falhar. Para ajudar a contornar receios, falta de auto estima e maus hábitos mostramos 7 dicas com orientações para estudar melhor.
Com a aproximação das avaliações do final do ano letivo, muitos alunos sentem uma enorme pressão para conseguirem obter bons resultados escolares. Com o objetivo de minimizar o stress provocado pelos momentos de avaliação final e de ajudar a alcançar o sucesso escolar, a Kumon preparou algumas dicas a ter em conta. Vamos tomar notas?
A causa do bloqueio mental é chamada de “ansiedade de avaliação” e produz tensão, stress e nervosismo. Esta situação faz com que as crianças bloqueiem, por mais que saibam a matéria. Nessa altura, para desbloquear a mente deverá distribuir-se o tempo entre as perguntas. Passar para outra pergunta se a resposta não for encontrada ou voltar para a pergunta, que ficou sem resposta, depois de responder a todas as outras.
É importante organizar um cronograma dos estudos tendo em consideração os intervalos de tempo. Estudar longos períodos sem descanso, é chamado de síndrome do overtraining e significa que o cérebro está tão cansado, que por mais que continue a estudar dificilmente vai assimilar mais informações.
3 – Alterar “NÃO CONSIGO” para “EU POSSO”
A única maneira de mudar “não posso” para “eu posso” é por meio do treino mental: à medida que aprendemos, dominamos o conhecimento e ganhamos autoconfiança. Essa segurança evita que os que os (nossos) jovens estudantes fiquem em branco durante um exame.
Aprender não é propriamente acumular conhecimento através da memorização, mas antes compreender tudo o que lemos. Para isso, nada melhor do que ler muito e assim desenvolver a capacidade de concentração e retenção. Desta forma, estudar torna-se mais suportável.
Quando as crianças fazem uma revisão, o ideal é que o façam em voz alta porque a leitura em voz alta ativa a capacidade do cérebro de armazenar informações, aumenta a capacidade de memória visual e torna o conteúdo mais fácil de lembrar, evitando o bloqueio perante uma pergunta.
Tudo o que ajuda a lembrar é positivo, como: organizar diagramas e resumos, associar conteúdos, relacionar tópicos, etc. Para o efeito é fundamental que entendam o que estão a estudar e para isso devem-se ensinar a associar palavras e conceitos importantes a imagens ou memórias.
Alimentar-se de forma saudável, praticar desportos ou exercícios de relaxamento para eliminar o stress acumulado e evitar dormir pouco é vital para aumentar a concentração. No dia do exame, é aconselhável uma refeição leve e saudável.
Sobre a Kumon…
É a maior empresa de educação do mundo. Está presente em mais de 60 países, nos 5 continentes, com uma rede de centros de estudo onde são ensinados os programas de Matemática Kumon e Inglês Kumon, desenhados para atingir o máximo desempenho dos alunos. A marca foi fundada há 60 anos por Toru Kumon, um professor de matemática, em Osaka, no Japão. O método visa desenvolver o potencial máximo de aprendizagem de cada aluno e promove o desenvolvimento de capacidades através da autoaprendizagem. Mais de 25.000 centros em todo o mundo e 4.400.000 alunos matriculados garantem o sucesso do método do professor japonês.
Publicado em 25 Mai. 2022 às 12:05
Com o fim do ano letivo aumenta o stress e o medo de falhar. Para ajudar a contornar receios, falta de auto estima e maus hábitos mostramos 7 dicas com orientações para estudar melhor.
Com a aproximação das avaliações do final do ano letivo, muitos alunos sentem uma enorme pressão para conseguirem obter bons resultados escolares. Com o objetivo de minimizar o stress provocado pelos momentos de avaliação final e de ajudar a alcançar o sucesso escolar, a Kumon preparou algumas dicas a ter em conta. Vamos tomar notas?
A causa do bloqueio mental é chamada de “ansiedade de avaliação” e produz tensão, stress e nervosismo. Esta situação faz com que as crianças bloqueiem, por mais que saibam a matéria. Nessa altura, para desbloquear a mente deverá distribuir-se o tempo entre as perguntas. Passar para outra pergunta se a resposta não for encontrada ou voltar para a pergunta, que ficou sem resposta, depois de responder a todas as outras.
É importante organizar um cronograma dos estudos tendo em consideração os intervalos de tempo. Estudar longos períodos sem descanso, é chamado de síndrome do overtraining e significa que o cérebro está tão cansado, que por mais que continue a estudar dificilmente vai assimilar mais informações.
3 – Alterar “NÃO CONSIGO” para “EU POSSO”
A única maneira de mudar “não posso” para “eu posso” é por meio do treino mental: à medida que aprendemos, dominamos o conhecimento e ganhamos autoconfiança. Essa segurança evita que os que os (nossos) jovens estudantes fiquem em branco durante um exame.
Aprender não é propriamente acumular conhecimento através da memorização, mas antes compreender tudo o que lemos. Para isso, nada melhor do que ler muito e assim desenvolver a capacidade de concentração e retenção. Desta forma, estudar torna-se mais suportável.
Quando as crianças fazem uma revisão, o ideal é que o façam em voz alta porque a leitura em voz alta ativa a capacidade do cérebro de armazenar informações, aumenta a capacidade de memória visual e torna o conteúdo mais fácil de lembrar, evitando o bloqueio perante uma pergunta.
Tudo o que ajuda a lembrar é positivo, como: organizar diagramas e resumos, associar conteúdos, relacionar tópicos, etc. Para o efeito é fundamental que entendam o que estão a estudar e para isso devem-se ensinar a associar palavras e conceitos importantes a imagens ou memórias.
Alimentar-se de forma saudável, praticar desportos ou exercícios de relaxamento para eliminar o stress acumulado e evitar dormir pouco é vital para aumentar a concentração. No dia do exame, é aconselhável uma refeição leve e saudável.
Sobre a Kumon…
É a maior empresa de educação do mundo. Está presente em mais de 60 países, nos 5 continentes, com uma rede de centros de estudo onde são ensinados os programas de Matemática Kumon e Inglês Kumon, desenhados para atingir o máximo desempenho dos alunos. A marca foi fundada há 60 anos por Toru Kumon, um professor de matemática, em Osaka, no Japão. O método visa desenvolver o potencial máximo de aprendizagem de cada aluno e promove o desenvolvimento de capacidades através da autoaprendizagem. Mais de 25.000 centros em todo o mundo e 4.400.000 alunos matriculados garantem o sucesso do método do professor japonês.
12:05