Kids em casa

Cinco dicas para um final de ano letivo com sucesso


A Kumon, a maior marca de educação do mundo, preparou cinco dicas úteis para apoiar os estudantes na reta final deste ano letivo. Numa altura em que leciona em três regimes distintos, à distância, presencial e misto, a Kumon acredita que as dicas desenvolvidas pelos seus orientadores pedagógicos ajudem a minimizar os impactos provocados pelas restrições impostas pela pandemia de COVID-19. Só assim é possível envolver a comunidade escolar e implementar metodologias de aprendizagem consistentes, que se traduzam em resultados escolares de sucesso.

 

  1. Definir metas diárias

Definir metas diárias ajuda a tornar os dias mais produtivos, no entanto, é necessário que estas sejam realistas relativamente aos objetivos definidos. Grandes objetivos podem parecer insuperáveis, mas focar-nos em pequenos passos ajuda na conquista de pequenas vitórias. Devemos analisar previamente as metas a atingir e registar a evolução.

  1. Manter contacto com as instituições de ensino

Manter contato com as instituições de ensino e com a comunidade escolar permite ter conhecimento de todas as medidas alteradas e dos planos para o futuro. A adesão a grupos de encarregados de educação poderá ser uma boa forma de encontrar apoio e facilitar o regresso ao mundo escolar.

  1. Controle de ansiedade

Lentamente tudo regressará à normalidade. Assim, será conveniente recomeçar com sessões de aprendizagem curtas e torná-las progressivamente mais longas. Se o objetivo é ter uma sessão de 30 ou 45 minutos poderemos começar com 10 minutos e progredir a partir daí. Numa sessão deve-se ainda combinar exercícios online com atividades offline para ajudar na melhoria da capacidade de concentração.

  1. Ser empático e tolerante

Ser tolerante consigo mesmo e com as emoções e comportamentos dos outros ajuda a diminuir a sensação de distância e desconhecimento relativamente ao futuro. Manter contactos através dos meios virtuais com a rede de amigos de forma a proporcionar sensações positivas pode ser altamente benéfico na regulação do nosso estado emocional.

  1. Não descurar os hábitos de higiene

Praticar hábitos de higiene obrigatórios como lavar bem as mãos durante 20 segundos, cobrir a boca com o cotovelo quando espirrar ou tossir, eliminar o aperto de mão e praticar o distanciamento social de dois metros vai facilitar o regresso à nova realidade, já que estes ao estarem interiorizados acabam por se tornar banais fazendo parte da rotina.

 

Sobre a Kumon

Kumon é a maior empresa de educação do mundo. Está presente em mais de 50 países, nos 5 continentes, com uma rede de centros de estudo onde são ensinados os programas de Matemática Kumon e Inglês Kumon, desenhados para atingir o máximo desempenho dos alunos. A marca foi fundada há 60 anos por Toru Kumon, um professor de matemática, em Osaka, no Japão. O método visa desenvolver o potencial máximo de aprendizagem de cada aluno e promove o desenvolvimento de capacidades através da auto-aprendizagem. Mais de 25.000 centros em todo o mundo e 4.400.000 alunos matriculados garantem o sucesso do método do professor japonês.