Atual

20 CARNAVAIS DE PALMO E MEIO


Sabe onde vai levar os miúdos no Carnaval? A HAPPY KIDS dá uma ajudinha.

 

O Carnaval calha a 25 de fevereiro e para quem pode, durante três dias, brincar ao Entrudo mostramos onde levar os miúdos que querem sair à rua mascarados. Conheça 20 locais com festas para viver momentos de grande folia:

 


ENTRUDO CHOCALHEIRO
Podence, Macedo de Cavaleiros
Recentemente classificado como Património Imaterial da Humanidade, pela Unesco, o Carnaval da aldeia de Podence é um dos eventos tradicionais mais importantes do norte de Portugal. Entre os momentos mais carismáticos do Carnaval de Podence, destacam-se os casamentos a fingir (no domingo Gordo), um momento de humor e (na terça-feira de Carnaval) o desfile e a cerimónia da Queima do Entrudo, que marca o final da festa.

 


ENTERRO DO PAI VELHO
Lindoso, Ponta da Barca
Na região do Minho, em Ponte da Barca, na freguesia de Lindoso, não há Carnaval, há Entrudo!
As festividades começam ao som das concertinas, no domingo Gordo (dia em que é confecionado um cozido à moda antiga) e na terça de Carnaval, dois carros de bois passeiam pela aldeia, um com o Pai Velho principal elemento da festa –, outro com vegetação – em homenagem à chegada da primavera.

 


O MAIS ESPONTÂNEO DOS CARNAVAIS
Vila Nova de Famalicão,
Braga
A folia que se vive na noite de Carnaval de Vila Nova de Famalicão já atravessou fronteiras. De ano para ano, são cada vez mais os foliões que escolhem a cidade para se divertirem e brincarem um bocado. Marcado pela participação espontânea e divertida dos participantes, tradicionalmente costuma arrancar com um desfile com milhares de crianças mascaradas.

 


BRINCADEIRAS ANCESTRAIS
Canas de Senhorim,
Viseu
Há mais de 300 anos que Carnaval de Canas tem a particularidade de se rejuvenescer, mas sempre sem perder a autenticidade que o caracteriza. É um espetáculo do povo para o povo. A parte mais rica das festividades conta com brincadeiras ancestrais, como: os pisões, as paneladas, farinhadas, queima do Entrudo, entre outras. Bem engraçada também é a rivalidade que se vive entre os dois bairros, o Rossio e o Paço, que durante os dias de Carnaval “lutam sem tréguas para conquistar o troféu de melhor folião.

 


QUE GRANDE DANÇA!
Cabanas de Viriato
, Viseu
Diz-se que o Carnaval de Cabanas de Viriato sabe manter a sua tradição secular de forma exemplar. A sua forma tão deliciosamente desorganizada, espontânea e natural cativa todos que nele participam. Seguindo à risca os hábitos mais antigos, os festejos iniciam-se com o baile do chapéu, prosseguindo-se para algo diferente – a Dança Grande ou Dança dos Cus, que ganha vida ao som da valsa da Filarmónica. 

 


CARNAVAL DE PALMO E MEIO
Meal
hada, Aveiro
O Carnaval da Mealhada vai ter um rei brasileiro, o ator Leonardo Vieira, que se vai fazer acompanhar por Luciana Abreu. E tal como nos anos anteriores haverá dois corsos diurnos (nas tardes de 23 e 25 de fevereiro) e um noturno na noite de 2ª feira, (dia 24). A partir de 6ª (dia 21) as noites serão por conta da Tenda até 3ª feira de Carnaval. No fim de semana anterior, dia 16, decorrerá o Carnaval de Palmo e Meio, a festa dos mais novos.

 


NO TOP DOS FOLIÕES
Ovar, Aveiro
Costumam esgotar os bilhetes que dão acesso ao corso carnavalesco de Ovar e não é para menos. Aqui brinca-se ao Carnaval a valer! Já foi há 68 anos que saiu à rua pela primeira vez, de forma organizada, e desde esse tempo o Carnaval de Ovar nunca mais parou. Ao longo dos anos foi angariando foliões e rapidamente conquistou preferências, de tal modo que atualmente orgulha-se de ser um dos mais procurados e animados do país.

 


TIRA O PÉ DO CHÃO
Estarreja, Aveiro
Já arrancou em janeiro e só termina a 25 de fevereiro. Bombos, gigantones, gaitas de foles e Trio Elétrico Axé Brasil animarão as ruas. O ponto alto do Entrudo estarrejense chega com o corso de domingo (23 de fevereiro) e que se repete na terça feira seguinte. Mas há muito mais para descobrir e viver num dos melhores e mais antigos cortejos carnavalescos de Portugal.

 


O MAIS VERDE DO PLANETA
Torres Vedras, Lisboa
Dissociar Torres Vedras da folia carnavalesca é uma tarefa improvável. Sempre atual e em cima do acontecimento o Carnaval de Torres – que se autointitula como “O mais verde do planeta”, em 2020 vai apresentar-se sob o tema, Magia e Fantasia. Espera-se que, além da criatividade e espontaneidade dos mascarados, o Carnaval (torriense também conhecido pelas matrafonas e pela sátira político-social dos carros alegóricos) seja um dos mais visitados.

 


ZÉ POVINHO, SEMPRE!
Caldas da Rainha, Leiria
A sátira está sempre presente nesta festa de Carnaval. As loiças das Caldas trazem figuras míticas do imaginário nacional, como é o caso de Zé Povinho e da Maria Paciência, aos desfiles principais. Mas antes dos tradicionais cortejos é a vez dos seniores desfilarem no baile de fantasia e dos mais pequenos envergarem as suas incríveis fantasias executadas cuidadosamente pelas próprias crianças.

 


SAMBA E MUITOS PALHAÇOS
Sesimbra, Setúbal
Desde há muito que o Carnaval é um dos momentos mais aguardados e vividos com maior intensidade e entrega pelos sesimbrenses. O desfile das escolas de samba e grupos de axê são o ponto alto deste Carnaval, que atrai milhares de pessoas à vila. Mas não esqueçamos o Cortejo dos Palhaços que inclui mascarados de todas as idades (desde avós e netos) e uma série de gerigonças (desde barcos com rodas, naves espaciais, triciclos com asas) habilitados a dar outro colorido à festa, tornando-a surpreendente.

 


FESTA ÚNICA
Nazaré, Leiria
Sempre inspirado numa frase ou expressão nazarena, em 2020 o Carnaval da Nazaré vai apresentar-se sob o mote, “Beu Áuga da Fontinha”. O Carnaval da Nazaré define-se como sendo tradicional e genuíno, sendo preparado e feito “da gente para a gente”. É, sem dúvida, a maior festa da vila piscatória da Nazaré, que atrai milhares de turistas, bem como habitantes da região.

 


BAILE TRAPALHÃO
Loures, Lisboa
 Em Loures as festividades arrancam em grande força com o Baile e Coroação dos Reis para seguirem para o desfile do grande corso carnavalesco. Mais uma vez, o famoso Baile Trapalhão (realizado no Quartel de Bombeiros) volta a estar em destaque, aqui todos poderão participar, basta trazer máscara mais bizarra que se possa imaginar. O programa das festas termina com o enterro do famoso D. Ocarário, rei do Carnaval de Loures.

 


FOLIA E ALGAZARRA
Alcobaça, Leiria
Este ano, sob o tema a Ópera, a Câmara Municipal de Alcobaça promove um programa dedicado a públicos de todas as idades, que prevê juntar milhares de foliões em Alcobaça. O Carnaval Infantil está marcado para 6ª feira, dia 21, por volta das 10h. Seguem-se os tradicionais cortejos e bailaricos, onde não faltarão mascarados e muita animação para quem passa por Alcobaça.

 


ENERGIA E CRIATIVIDADE
Sines, Setúbal
Sines é uma das cidades portuguesas com maior tradição carnavalesca. Já reconhecido a nível nacional nas primeiras décadas do século XX, o Carnaval de Sines mistura o espírito satírico e a criatividade dos portugueses com o brilho e a energia do carnaval brasileiro. O resultado é um espetáculo vibrante e contagiante em que toda a cidade sai à rua para se envolver na grande festa.

 


O MAIS INTERNACIONAL DE TODOS!
Elvas, Portalegre
O Carnaval lnternacional de Elvas é um evento que atrai milhares de pessoas, desde residentes no concelho, a forasteiros oriundos de outros concelhos e em especial do país vizinho. Mantém a tradição do carnaval trapalhão, aliado a carros alegóricos e mascarados de grupos organizados, que durante meses ensaiam as coreografias e tecem as suas roupas. O mais carismático dos carnavais alentejanos acontece ao longo de 6 dias.

 


QUENTE, QUENTE A FERVER!
Loulé, Faro
Mais a sul, em Loulé, festeja-se um dos carnavais mais quentes de Portugal. Nesta festa, no Algarve, os motivos brasileiros são evidentes, notam-se pelos disfarces minúsculos dos participantes dos desfiles, assim como pelo evidente “samba no pé”. Os carros alegóricos que contam com notas de sátira política e social, pensadas pelas escolas locais, continuam a merecer grande destaque neste Carnaval que há mais de 100 anos continua a apaixonar foliões.

 


CONCURSO DE MÁSCARAS
Vila Real de Santo António, Faro
O concelho de Vila Real de Santo António celebra o Carnaval com bailes, desfiles e algumas iniciativas dirigidas ao público infantil. Da programação faz parte o Carnaval dirigido aos mais novos, que tem inicio na 6ª feira, dia 21 de fevereiro, com diversas atividades infantis, repletas de animação musical e um concurso de máscaras com direito a atribuição de prémios. 

 


BAILES E BATALHAS
Ponta Delgada, São Miguel, Açores
O tradicional corso de Carnaval de Ponta Delgada sai à rua com cerca de quatro mil participantes, de todas as idades e com as mais variadas fantasias, para animar e abrilhantar as ruas do centro histórico. Os tradicionais bailes do Coliseu Micaelense e a Batalha das Limas, que decorre no Dia do Entrudo na Marginal, também fazem parte das atrações da programação. 

 


FOLIA IRREVERENTE
Funchal, Madeira
Nesta altura, uma viagem até ao Funchal é a garantia para viver um Carnaval intenso e difícil de esquecer. Em destaque, os cortejos alegóricos e trapalhão, cada um mais concorrido que o outro. Mas para além dos desfiles e do grande cortejo, que na 3ª feira faz o Funchal explodir de alegria, estão previstos concertos e espetáculos na Praça do Município. E, claro, muita animação, muito por culpa dos foliões mais irreverentes.